Ser Raiz   1 comment


 

 

Ser Raiz

 

Ser folha ou vento,

Juro!

Não quero ser.

Raiz?

Ainda tento,

Para flores e cores,

Fazer viver!…

 

Ainda ontem deixei caídas as cortinas da sala para que,

 não vendo o sol que lá fora o jardim clareia, não sofresse mais.

Dói-me na alma tanta luz, até fecho os olhos para não ver.

Com a permissão do rei colhi sempre com os olhos,

salvo as flores que depositou nos meus vasinhos despretensiosos de súdita.

Essas, eu limpei e adornei com galhos e reflexos na água que as rodeia.

Sou sabuja e inducta.

Não mereço as chaves que recebi. Mas as uso.

 Fotografo palmo a palmo o lindo jardim.

 Pode ser que um dia as flores morram…

É certo morrerão!

O amor de quem as cuidou,sim esse é imortal.

O meu reino é lateral,

minhas mãos tateiam os mesmos muros.

E o mesmo mar que em meus rochedos espuma

 é o que ondula nas praias do rei.

O vértice da montanha,

 o sopé da serra,

tudo é de sua majestade.

 O que me restou?

Os pastos verdejantes!…

Posso eu reclamar se o muro que minhas mãos

 tocam é o mesmo de el rei?

Presumo, não sou infalível,

as bodas do rei é ou será o final de meus passeios.

 

Viagem marcada ,

 sou letra que fala,

sou nota que canta

 e que na poesia,

busca ouvir falar o amor

 e o cantar do sabiá.

Pois adulo a poesia

 e sou induzida por ela.

 

Denise Figueiredo

Extraído do Livro Perolas

 

Publicado janeiro 8, 2010 por Denise Figueiredo em Poesias

Uma resposta para “Ser Raiz

Assinar os comentários com RSS.

  1. Raízes e folhas tem oseu destinos intimamente ligados, sendo que as raízes dão origem ás folhas, logoque estas morram definitivamente .logo morrem também as raízes,E como folhas há muitas e variadas, aqui fica uma poesia minha que tem as folhas como tema principal:As FolhasFolhas simples e singelas,Muito bonitas elas são,Verdinhas na Primavera,Amarelas em fim de Verão.As folhas verdes viçosas,Encanto dos passarinhos,Nos ramos entrelaçados,Aí vão fazer os ninhos.No Outono a Floresta,De belas folhas, colorida,Com o vento fazem festa,Mesmo no fim da vida.Folha branca imaculada,Onde tudo pode pousar,Desde a ideia inacabadaAo projecto a realizar.Folhas que são memórias,De romances e enredos,São contos, são histórias,Verdades, mentiras e segredos.Há folhas amachucadas,Deitadas ao lixo sem dó,Há folhas bem guardadasEm prateleiras cheias de pó.Há folhas que são rasgadas,Para manter os segredos,Muitas outras arquivadas,Perpetuando assim os medos.António Feliciano , Verão de 2009

Deixe um comentário

De Janeiro a Janeiro

by Mariana Alcântara

Espaço de Celina

Criação literária de Celina Bittencourt

Paulo Alexandre Henriques

Escritor e Poeta português

Gotasdepoesia's Blog

Just another WordPress.com weblog

