Equilíbrio, Corpo & Mente   1 comment


 
 
 Equilíbrio, Corpo & Mente
 
Sem equilíbrio não conseguimos produzir nada, se uma perna faltar precisamos arrumar um derivativo para ela, mesmo que sejam canadianas ( muletas) para o corpo seguir no prumo, a mente coordena tudo isso, é ela o canal de direção ela sente o buraco na frente mesmo que não o tenha conseguido visualmente , mas invisualmente lá está.
Somos parceiros , CORPO& MENTE. um depende do outro.

Um professora lá no tempo de liceu, deu-nos uma tarefa estranha para fazermos por três semanas,foi o tempo que durou a aula dela.

Chegou com umas cartolinas grandes e distribuiu para cada  aluno sua cartolina. Escolhíamos a cor e tudo, uma festa.
 
Na  semana seguinte distribuiu lápis de cera, todas as cores e na  última semana pediu  que  desenhassemos  com os lápis de cera, mas os desenhos seriam grandes e que tomassem toda a folha.

 
Desenhei minha cidade.O mar, lá no fundo, as costas da cidade o morro do corcovado, a descida do bondinho do Pão de Açúcar e as casas e ruas da cidade antiga, cá para nós ficou uma belezura…
 
Mas ao final o mais bem desenhando segundo a turma e a professora, fora meu desenho…
 
Seguiu para outra mesa à parte e seria coberto por uma camada de NAQUIM, aquela tinta preta que os calígrafos usavam e usam em convites. No primeiro momento queria chorar, por qual razão ela faria isso? Logo o meu desenho? Se todos acharam o mais bem desenhado?
Ficou na minha memória as palavras e sorrisos e apreensão de alguns colegas, por que?

Sentei-me na cadeira próxima à mesa onde seria pintado todo o meu desenho à cera , tão colorido e que tinha sido elogiado por todos.


perguntaram-me:

_ Não vai reclamar com o diretor Denise?

Eu calada fiquei e a senhora saiu da sala com o desenho nas mãos e voltou sozinha sem o diretor e sem ninguém.
Eu ali quieta sem mexer sequer as sobrancelhas.
Ela pediu um pincel e começou a pintar espalhou tinta na folha toda, cobriu meu desenho e saiu da sala com o desenho. Eu ali calada.
Os colegas estavam preocupados comigo, e escutei alguém dizer acho que ela está em estado de choque nem consegue falar.
Eu calada continuei.
Logo, quando todos viram a senhora entrar em sala, sala grande pois era sala de artes , onde se faziam as turmas pensarem alto e não se reclamava com nada . Hoje isso nem existe nas escolas, pediu-me que pegasse uma agulha de crochê sem ponta na mesa de adereços que ela mantinha para se precisasse de uma ferramenta especial,peguei, ela disse:
 
-Agora desenhe nesse papel o que você quiser, com a voz doce de sempre.
Coloquei pesos nas pontas , para poder movimentar as mãos a minha vontade e comecei a desenhar o mesmo desenho que havia feito só que, agora com detalhes finos de sombras e luzes  que faziam as cores com que eu tinha pintado aparecessem nitidamente. Ficou um grafitado que nos faz lembrar os grafites que vemos em muros e caçadas de nossa cidade .
Hoje sei que foi meu equilíbrio de mente e corpo, que fez com que eu ficasse sentadinha e calada pensando nas ações de minha mestre de artes, pudesse assim,ver mais adiante antes de acontecer.
 
Quando veio a ordem eu tinha a ação feita.
Aprendi muito cedo a obedecer, mas mais que isso.
 
O equilíbrio da alma rege o corpo e tudo que fazemos.
As emoções exageradas distorcem a nossa vida.
 
                                                           Denise Figueiredo
Do Livro
IN- PROFUNDO
 
Equilibrio, Mente y Cuerpo
 
Sin equilibrio, no podemos producir nada, le falta una pierna se obtiene un derivado de ello, incluso si son de Canadá (muletas) para el cuerpo debajo de la lenteja, la mente se coordina todo esto, es la dirección del canal que se siente el hoyo delante aunque no ha logrado visualmente, pero no es ciego.
Somos socios, cuerpo y la mente. uno depende de otro.
Un maestro que en el momento de la escuela secundaria, nos dio una tarea extranjera a que durante tres semanas, fue el tiempo que le tomó a su clase.
Llegó con algunas cartulinas grandes y distribuido a cada alumno su tarjeta. Elegimos el color y todo, una fiesta.
 
La semana siguiente distribución lápices de colores, todos los colores y la semana pasada pidió desenhassemos con lápices de colores, pero los dibujos sería grande y tener la hoja entera.
 
Saqué la ciudad costera del mar, en el fondo la parte de atrás de la colina de la ciudad del Corcovado, el descenso del teleférico al Pan de Azúcar y las casas y calles de la ciudad vieja, sólo entre nosotros fue una … belezura
 
Pero al final el mejor dibujo, según la clase y profesor de dibujo, mi …
 
Se fue a otra mesa para compartir y sería cubierto por una capa de Nanjing, una tinta negro calígrafos que utilizan y el uso de las invitaciones. Al principio quise llorar, ¿para qué hacer eso? Pronto mi diseño? Si todos encontró la mejor diseñado?
Se quedó en mi memoria las palabras y las sonrisas y la incautación de algunos colegas, ¿por qué?
Me senté en la silla junto a la mesa donde se pintaron todos mis dibujos a la cera, tan colorida y había sido elogiado por todos.
me preguntó:
_ No se quejará al director Denise?
Yo estaba tranquilo y la señora salió de la habitación con las manos de dibujo y volvió a solas con ningún director ni a nadie.
Todavía hay sin siquiera mover las cejas.
Pidió un cepillo y comenzó a difundir la pintura de tinta en toda la hoja, cubierto mi dibujo y salió de la habitación con el dibujo. Yo no silencio.
Los colegas estaban preocupados por mí, y oí a alguien decir que me parece que está en estado de shock, no puede ni siquiera hablar.
Me quedé callado.
Así que cuando todo el mundo vio a la señora entra en la habitación, muy bien, porque era la sala de arte, donde las clases eran a pensar en voz alta y no se quejan de nada. Hoy en día no está en la escuela, me pidió que recoger un gancho romo en el escritorio de apoyos que tenía que si necesitaba una herramienta especial, la tengo, me dijo:
 
"Ahora sacar este documento lo que quiere, con la dulce voz de todos los tiempos.
Puse pesos en los bordes con el fin de mover las manos y quiero llamar el mismo diseño que había hecho eso, ahora, con detalle de sombras y luces que tenían el color que había pintado aparecen claramente. Fue un graffiti que nos recuerda que vemos pintadas en las paredes y cazaban nuestra ciudad.
Hoy sé que era mi equilibrio de mente y cuerpo, lo que provocó que me quedara tranquila y allí sentado pensando en las acciones de mi Maestro de las Artes, todavía se podían ver aún más antes de que ocurriera.
 
Cuando llegó la orden que había realizado la acción.
No tardé en aprender a obedecer, pero más que eso.
 
El saldo del alma gobierna el cuerpo y todo lo que hacemos.
Las emociones exageradas distorsionan nuestra vida.
 
                                                           Denise Figueiredo
Libro
EN PROFUNDIDAD
© 2010

Publicado março 21, 2010 por Denise Figueiredo em PENSAMENTOS

Uma resposta para “Equilíbrio, Corpo & Mente

Assinar os comentários com RSS.

  1. Boa tarde!!!Algumas pessoas nos encantamsem pedir a menor permissão.Invadem nosso mundo e nossos corações.São pessoas que realmente tornamA vida mais bela… assim como VOCÊ!…Beijinhos da sua amiga!! (MÍRIAM)SE ALGUM DIA VC TIVER Q ESCOLHERENTRE SER BOM OU ESPECIAL:ESCOLHA SER BOM PORQUEESPECIAL VOCÊ JÁ É! TE ADORO

Deixe um comentário

De Janeiro a Janeiro

by Mariana Alcântara

Espaço de Celina

Criação literária de Celina Bittencourt

Paulo Alexandre Henriques

Escritor e Poeta português

Gotasdepoesia's Blog

Just another WordPress.com weblog

